Estamos a pouco mais de um mês do Natal. Os shoppings já estão inaugurando suas belíssimas e luxuosas decorações natalinas, com temas diferentes dos apresentados em anos anteriores, sempre buscando inovar... temos desde "A Floresta Encantada do Papai Noel"(SP Market), passando por "Natal Camponês"( Anália Franco), temas relativamente clichês, até "Natal Campeão do Senninha"( Santana Parque Shopping), uma forma inusitada de homenagem a outra grande personalidade.
(http://www.guiadasemana.com.br/turismo/noticia/decoracao-de-natal-nos-shoppings-2012)
É inegável a movimentação que o natal gera na economia, e toda a conversa capitalista que acompanha o "bom velhinho", mas, venho hoje citar outro personagem dessa época do ano: O Quebra Nozes.
Conta a história que Clara, afilhada do mágico Dosselmeyer, ganha do padrinho durante a festa de natal um boneco quebra-nozes. Encantada com o novo brinquedo, Clara começa a dançar, no entanto, tem sua alegria interrompida quando seu irmão Fritz quebra seu boneco-soldado. Seu padrinho o conserta, a festa termina e todos se retiram. A casa toda dorme, exceto Clara, que vai até a sala ver o novo brinquedo, repousado ao lado da árvore de natal. Cansada, adormece ali mesmo. De repente, Clara desperta com o barulho de ratos, no instante em que a sala ao seu redor parece crescer, seu soldadinho quebra-nozes ganha vida e, junto a seu pelotão de soldados de chumbo, defende a garota dos ratos invasores. A batalha termina com a morte de ambos. Os ratos retiram seu rei e Clara chora pela morte de seu amado, no entanto, suas lágrimas quebram o encanto, o transformando em um lindo príncipe. Clara é levada para uma viagem pelo reino encantado, onde é recebida pelos anjos da árvore de natal, e conhece também doces e outras guloseimas representantes de seus países de origem ( Espanha, Arábia, China, Rússia), além de flores e flocos de neve dançantes. Clara encontra-se com a Fada Açucarada, que dança um belíssimo pas de deux, antes de retornar para casa, no fim do ballet.
Juntamente com "Grinch", "Esqueceram de Mim"e outros filmes com 'papai noel' no nome, filmes que contam a história do Quebra Nozes são quase sempre presentes na programação dessa época do ano. Aliás, todo mundo já ouviu a música perfeitamente composta por Tchaikovsky tema desse ballet, ainda que em uma caixinha de músicas ou outro brinquedinho natalino. Desde versões com a Barbie ( que é uma das minhas favoritas), até apresentações de grandes companhias de ballet ao redor do mundo, o tema também é o favorito entre os espetáculos de fim de ano de escolas de ballet. O Cisne Negro, uma das maiores companhias de dança de São Paulo, remonta a peça em diferentes versões, com efeitos incríveis todos os anos (há 28 anos já).
(http://www.guiadasemana.com.br/artes-e-teatro/o-quebra-nozes-teatro-alfa-07-12-2011)
Deixo aqui meu conselho natalino de que procurem assistir a essa linda história, cheia de magia e sonhos, e, particularmente, o meu ballet de repertório favorito, e que permitam-se serem invadidos pela incrível composição de Tchaikovsky também!
Aqui um vídeo do youtube com o pas de deux da fada açucarada, na versão do Royal Ballet http://www.youtube.com/watch?v=9gz9PG3Fu0g
Aqui um vídeo do youtube com a Valsa das Flores, uma das partes mais lindas e técnicas do ballet, também na versão do Royal Ballet.
http://www.youtube.com/watch?v=p30VTY_pGho